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Com mais de 1000 contêineres despachados por ano para atender o mercado externo, frigorífico da região pretende dobrar produção


Victor Augusto

O prestígio da Sulbeef no setor de carne bovina transcende as fronteiras nacionais. Com uma média de 1200 contêineres exportados por ano, a empresa é uma referência em cortes premium. Integrante do Grupo FUGA S/A, a Sulbeef não apenas atende ao exigente mercado interno, mas exporta sua qualidade e tradição para mais de 50 países em diferentes continentes. A operação robusta da Sulbeef abrange aproximadamente 325 mil animais abatidos anualmente, distribuídos estrategicamente em plantas localizadas em quatro estados distintos: Aparecida do Taboado (MS), Várzea Grande (MT), Aparecida D’Oeste (SP) e Vila Maria (RS). Esse amplo alcance geográfico reflete a força da empresa para atender a crescente demanda global por proteína bovina de alta qualidade. 

“À medida que nossas marcas e produtos têm uma demanda maior do que nossa capacidade de produção, analisamos oportunidades sinérgicas com outras unidades de negócio da companhia e ampliamos a produção. Vivemos um momento otimista e de crescente demanda, tanto interna quanto externa, afirma o diretor comercial da Sulbeef, Diego Riva Magnabosco. De acordo com Fabrício Fuga, sócio diretor da Fuga S/A, a meta é dobrar a capacidade nos próximos cinco anos. "Temos como meta dobrar a nossa capacidade produtiva nos próximos cinco anos", afirmou.

Com olhos voltados para o futuro, a Sulbeef está empenhada num ambicioso plano de expansão. Para alcançar esse objetivo, a empresa está investindo não só em infraestrutura e instalações, mas em inovações sustentáveis. “Estamos alinhados com os princípios de sustentabilidade, implementando práticas inovadoras como o aproveitamento de efluentes para a produção de biometano e calor. Esses investimentos aumentarão nossa produção e reforçarão o compromisso com a sustentabilidade e a qualidade dos nossos produtos”, diz o sócio diretor da empresa, Paulo Manfrim. E os investimentos em sustentabilidade refletem no volume das exportações. Manfrim explica que o mercado externo é bastante exigente e, além da qualidade do produto e das certificações em órgãos internacionais, exige práticas sustentáveis de rastreio para adquirir a carne brasileira.

O mercado internacional representa atualmente 30% do faturamento anual da Sulbeef e, para os próximos anos, a meta é chegar a 40%. “Projetamos trabalhar 60/40, ou seja, 60% no mercado nacional e 40% no mercado internacional”, comenta Diego Riva Magnabosco. Em sua rota de expansão, a Sulbeef tem como alvos estratégicos a Europa, os Estados Unidos e países asiáticos, incluindo Indonésia e Filipinas, além da Rússia. O grupo também quer fortalecer a presença na América do Sul, mirando especialmente o mercado chileno. Além desses destinos já estabelecidos, a empresa está atenta à iminente abertura de mercado na Coreia do Sul, prevista para os próximos meses.


50 PAÍSES
recebem proteína animal produzida 
pela SulBeef. Mercado internacional 
representa hoje 30% do faturamento 
do frigorífico; meta é chegar a 40%


 

Desafios culturais
O percurso rumo à internacionalização não foi isento de desafios. Desde 2008, quando a Sulbeef deu seus primeiros passos nessa direção, enfrentou inúmeras barreiras em feiras internacionais, viagens e adaptação a diferentes culturas e idiomas. O desafio inicial era claro: como acessar os mercados internacionais de carne? O sucesso foi construído sobre a base de um ciclo virtuoso: à medida que contêineres chegavam ao destino, novos pedidos se repetiam e cresciam. E aos poucos a empresa foi superando essas adversidades, com persistência e compromisso, demonstrando capacidade de entregar produtos de qualidade.

Hoje, a empresa está estabelecida no mercado internacional, exportando para países com exigências bastante rígidas de controle de qualidade, além de requisitos religiosos, como no caso do mercado muçulmano. Para Dubai, por exemplo, toda carne é produzida com certificação Halal - carne preparada de acordo com os princípios da lei islâmica. A Sulbeef possui essa certificação assegurando que sua carne seja consumida em conformidade com as leis do islamismo.

Rastreabilidade da matéria-prima
A SulBeef conta com setores de Rastreabilidade e Compra de Matéria-Prima para assegurar que seus produtos sejam livres de origem associada a desmatamentos, áreas quilombolas e situações análogas à escravidão. “Seguimos todas as legislações vigentes e atendemos rigorosamente as especificações de nossos clientes, reforçando a nossa marca e conquistando continuamente novos mercados.

Na SulBeef, qualidade é um compromisso constante”, afirma o Gerente Corporativo da Qualidade da empresa, Paulo Roberto Pereira. A empresa também afirma que contribui ativamente para o desenvolvimento dos colaboradores, promovendo uma cultura de qualidade e segurança alimentar.

Muito além da carne bovina
"A Frigosul foi fundada em 1997 e nestes 25 anos além de ter se tornado uma importante fornecedora de cortes de qualidade ao mercado nacional e internacional, se tornou uma importante fornecedora de materias primas as nossas unidades de negócios como Couros, Farinhas, Sebo, Biodiesel, e linha Pet", afirma Fabricio Fuga, Sócio Diretor da Fuga S/A.


"Vivemos um momento otimista 
e de crescente demanda. A meta 
é dobrar a capacidade produtiva 
nos próximos cinco anos."

Diego Riva Magnabosco, diretor comercial da Sulbeef



Confira mais sobre a qualidade das carnes premium da Sulbeef:


Fotos: Xavier Neto




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