Mercado




"Hoje, um dos maiores gaps e problemas para o crescimento de empresas de tecnologia é a falta de profissionais qualificados", afirma Guilherme Junqueira


São José do Rio Preto, 22 de maio de 2021 - "Hoje, um dos maiores gaps e problemas para o crescimento de empresas de tecnologia é a falta de profissionais qualificados". A afirmação é do especialista em Educação Digital, Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, escola com foco na formação profissional nas áreas de Programação, Design, Marketing e Vendas, presente em 24 estados do Brasil e 10 países ao redor do mundo.

A importância da qualificação de profissionais no segmento, área imprescindível para a retomada econômica e desenvolvimento em todo o País, levou o Lide Noroeste Paulista, com sede em Rio Preto, a convidar o CEO para falar da importância da qualificação das equipes equipes de tecnologia e inovação nos negócios.

No Mentoring, ministrado em Rio Preto, Guilherme Junqueira apresentou as infinitas possibilidades que o mercado da tecnologia oferece aos negócios atreladas a gestão e formação dos profissionais da área.

“É extremamente importante que os empreendedores do Grupo estejam atualizados sobre o universo tecnológico, suas inovações e tendências” afirmou Gustavo Pierini, presidente do LIDE Futuro Noroeste Paulista. “Receber este jovem visionário nos proporcionou muitas descobertas sobre tecnologia e o futuro das relações de trabalho e consumo em um mundo cada vez mais conectado.”

A Gama Academy, escola fundada por Junqueira, foi selecionada como uma das 10 melhores startups de educação pela Singularity University e com uma metodologia de ensino proprietária considera uma das mais disruptivas do mundo. Recentemente, o CEO foi indicado pela Revista Forbes como um dos 30 jovens abaixo dos 30 anos mais promissores do Brasil e reconhecido como um dos 10 empreendedores que mais contribuiu para o ecossistemas de startups no Brasil. É ainda membro do comitê de gestão do LIDE Futuro, que faz parte do grupo criado por João Dória que conta com líderes empresariais das maiores corporações nacionais e internacionais.

Visionário
Guilherme Junqueira afirma que as profissões desta década que mais vão gerar vagas de emprego estão no mundo digital. "Desenvolvedor de software, cientista de dados, engenheiro em inteligência artificial, entre outros, estão entre as carreiras que merecem aposta", frisa.

E pensando neste contexto, sua escola, a Gama Academy vem crescendo a cada dia, de olho na formação do nicho que mais precisa de profissionais qualificados. Quem faz o Gama Experience, segundo a instituição, tem 90% de chances de ser contratado. 

"O Gama Experience é um curso que forma profissionais para o mercado digital, realizamos turmas em Desenvolvimento Full Stack, Product Design, Marketing Digital e Vendas, com a participação de profissionais experientes no mercado, não só no conteúdo, mas na criação do plano de aulas que é inteiro voltado ao desenvolvimento de habilidades que as empresas buscam na descrição das suas vagas. Essa construção reversa, onde consideramos o que as empresas estão buscando, é o grande diferencial, o que gera um resultado de 90% em contratações", garante Junqueira.

E sobre todas essas novidades, Guilherme conversou com a É Rio Preto e contou sobre as exigências de mercado e atual metodologia da Gama Academy. Confira!

- Quando a empresa foi fundada? Onde fica a sede? São quantos funcionários? 
A Gama foi fundada em 2016 e tem sede em São Paulo. Hoje temos 46 colaboradores atuando em diversas cidades, como Florianópolis, Salvador, Natal e Belo Horizonte.

- Hoje, a Gama Academy é uma das escolas que mais formam profissionais para o mundo digital? Como esse crescimento ocorreu tão rápido?
As empresas que temos parceria começaram a perceber que muitos profissionais contratados haviam estudado na Gama e, por esse motivo, decidiram encomendar seus próprios cursos e treinamentos conosco. Assim, a Gama se perpetua em ser uma escol.a que seleciona talentos e forma profissionais para o mercado digital nas áreas de design, marketing, programação e vendas.

- De onde surgiu a ideia de criar a startup? 
A ideia veio depois de várias experiências empreendedoras, identificando que um dos maiores gaps e problemas para o crescimento de empresas de tecnologia era a falta de profissionais qualificados. E a forma de resolver isso não era só apenas um canal de encontrar esses profissionais já prontos; era o contrário. Tínhamos que formar um número maior de pessoas para que elas possam acompanhar a velocidade da evolução da tecnologia.

- Como foi com a pandemia, houve um boom no setor com as novas necessidades de mercado?
Nós crescemos 270% em 2020, com um faturamento de 7.7 milhões e mais de 10 mil alunos capacitados. Com a adaptação da nossa estrutura e produtos educacionais para o contexto online, conseguimos atender demandas de todo o Brasil. 

- Como têm sido os treinamentos? Presenciais? Online? Em formato híbrido? 
Os treinamentos que oferecemos aos nossos alunos são 100% online, as aulas são ao vivo com professores que atuam no mercado. Realizamos dinâmicas individuais e em grupo, além de mentorias.     

- Entre os clientes, quais podemos citar entre os mais conhecidos do público?
Temos mais de 600 empresas parceiras. Entre elas, Accenture, Magazine Luiza e Itáu. 

- Fala-se no mercado corporativo que quem faz o curso da Gama tem 90% de chances de ser contratado em até 120 dias. Como funcionam esses cursos? 
O Gama Experience é um curso que forma profissionais para o mercado digital, tem duração de 4 meses, com mais de 400 horas de conteúdo que são divididas em teoria, prática e mentorias. Realizamos turmas em Desenvolvimento Full Stack, Product Design, Marketing Digital e Vendas, com a participação de profissionais experientes no mercado, não só no conteúdo, mas na criação do plano de aulas que é inteiro voltado ao desenvolvimento de habilidades que as empresas buscam na descrição das suas vagas. Essa construção reversa, onde consideramos o que as empresas estão buscando, é o grande diferencial, o que gera um resultado de 90% em contratações.

- Qual a ideologia e a filosofia da empresa?
 A Gama tem uma ideologia completamente people first, ou seja, coloca as pessoas em primeiro lugar e o centro de todo o desenvolvimento dos nossos alunos vem do princípio de empregabilidade, é a grande mudança a curto prazo e, a educação, é a grande mudança a longo prazo. Então transformar vidas pra gente é criar perspectivas diferentes de futuro e isso faz com que o nosso propósito seja alavancado em transformar a vida de 1 milhão de pessoas através da educação. Isso é o que nos move, colocando as pessoas em primeiro lugar e conseguindo evoluir bastante no nosso processo de desenvolvimento de novos alunos para emprega-los em empresas que estão crescendo e assim diminuindo o gap na falta desses profissionais.

- O Gama Station é um dos novos produtos da Gama Academy, no que consiste? Quais as expectativas e objetivos do APP?
O Gama Station é um aplicativo com 80 cursos profissionalizantes para quem deseja trabalhar com tecnologia. Conta com mais de 100 horas de conteúdo, com desafios individuais e em grupo, tudo baseado em demandas das mais de 600 empresas atendidas por nós. As aulas do aplicativo foram elaboradas tanto para o público iniciante quanto para profissionais mais experientes, interessados em ampliar seu conhecimento. O Gama Station conta com quatro trilhas distintas, denominadas de “quatro Hs”, sendo elas: Hacker (desenvolvedores), Hipster (UX/UI Design), Hustler (vendas e customer service) e Hyper (marketing digital e growth hacking). Nosso objetivo é auxiliar 180 mil alunos até o fim do ano e, para 2025, a meta é formar, pelo menos, um milhão de profissionais por meio do app.

Foto: Gama Academy/Divulgação




Últimas Notícias sobre Mercado

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo