Saúde




Telemedicina: moradores de Santa Fé do Sul poderão realizar consultas pela internet


São José do Rio Preto, 23 de junho de 2021 - O Hospital de Base de Rio Preto e a Prefeitura de Santa Fé do Sul assinaram nesta terça-feira, dia 23/6, termo de compromisso para implantar na cidade um projeto-piloto que pretende inovar o atendimento médico local, com a instalação de um posto avançado de telemedicina que vai permitir aos moradores terem consultas de acompanhamento com os médicos do corpo clínico da instituição por meio de vídeo.

Com este posto, os moradores não precisarão percorrer os 400 quilômetros (ida e volta) entre Santa Fé do Sul e Rio Preto que, somados à espera no ambulatório e consulta, demandam um dia inteiro. “Este projeto vai facilitar ainda mais o acesso dos moradores de Santa Fé do Sul aos nossos médicos, sobretudo neste momento de pandemia. Temos certeza de que ele dará certo e iremos replicar em outras cidades de nossa região”, declarou a diretora do HB, Amália Tieco.

Segundo o prefeito Evandro Mura, o posto irá auxiliar a população frente as dificuldade de deslocamento para Rio Preto durante a pandemia. "Temos a internet e tecnologia que possibilitam conectar pacientes, médicos e instituições de saúde com segurança, então devemos usá-las”, disse.

O posto de telemedicina será instalado no segundo semestre deste ano, possibilitando que o morador, com agendamento prévio, tenha consulta de acompanhamento com o médico por meio de computador dotado de câmera de vídeo. A primeira consulta continuará sendo presencial, no hospital, as posteriores, de acompanhamento, é que serão na modalidade telemedicina. Sempre que o médico avaliar ser necessária a consulta presencial, o paciente será orientado para agendá-la.

HB
O Ambulatório do Hospital de Base registra 7.500 agendamentos de consultas de moradores de Santa Fé do Sul, em média, por ano. O índice de falta de pacientes às consultas reforça a importância do posto de telemedicina. No ano passado, das consultas marcadas, em 16% os pacientes não compareceram.

No posto avançado, os moradores contarão com profissionais da área administrativa e técnicos de enfermagem do Hospital de Base e a infraestrutura necessária, como salas dotadas de computadores com câmeras. Os técnicos de enfermagem darão toda assistência e auxiliarão o paciente até o momento de iniciar a consulta, que ocorrerá com toda a privacidade, somente entre médico e paciente.

A prefeitura cederá o espaço físico e o HB viabilizará o projeto por meio de seus profissionais e da tecnologia que permite a consulta on line.

Foto: HB/Divulgação




Últimas Notícias sobre Saúde

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
  3. Comércio e serviços poderão abrir seis horas por dia de quarta a sábado apenas
  4. Prefeitura divulga regras para reabertura de restaurantes, salões de beleza e academias
  5. Região do bairro São Francisco lidera o ranking de Rio Preto
Ir ao Topo