Cultura




Acende a luz e liga o som


Quase dois anos se passaram desde que a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil e paralisou setores importantes da economia. Entre eles o de shows & eventos, um dos mais afetados por conta das restrições criadas para conter o vírus. Agora, com o avanço da vacinação e o contágio mais controlado, a vida social vai voltando pouco a pouco. E, com ela, volta também a agenda cultural de Rio Preto e região.



O primeiro show mais “quente” na cidade após este longo “inverno” foi o Buteco do Gusttavo Lima, realizado no último dia 27 de novembro. Para este mês de dezembro há outros grandes eventos, como a 2ª edição da Feijoada do Ed, dia 11, no Clube de Campo Monte Líbano, com show do sambista Diogo Nogueira; e a dupla Jorge & Mateus, no dia seguinte, no Villa Conte. 

Para os empresários do ramo, foi preciso buscar alternativas durante o período de escassez de festas. Para alguns, a saída foi apostar na diversificação, como o proprietário do Ed Buffet, Ed Carlos, responsável também pela Feijoada do dia 11 no Monte Líbano. 

“Procuramos outras soluções. Abrimos uma lavanderia. Nos estruturamos em novos projetos, como o buffet próprio, arrendei um parque. Quanto a empresa de shows, também conseguimos nos estruturar. Tínhamos caixa, mas preciso diminuir muito as despesas para poder investir nesses novos projetos”, explica Ed Carlos.


Outros, como o empresário Paulo Emilio Marques, organizador do Rodeo Country Bulls, durante a pandemia tiveram de se concentrar em seus outros negócios. “Não trabalho só com eventos. Tenho a fazenda com o confinamento de animais, lavoura, agropecuária. Na parte de shows, consegui segurar funcionários. Ninguém foi demitido. Tem pessoas que trabalham comigo há muito tempo”, conta.

O administrador Fred Tonelli, que também realiza eventos na cidade e na região, conta que foi no mesmo caminho. “A área de eventos é um braço da minha empresa. Claro, foi ruim não ter faturamento, mas não chegamos a ter perda.”

2022 promete
Um dos eventos mais aguardados para 2022 em Rio Preto, o Rodeo Country Bulls, já está com parte de sua grade de shows fechada. Algumas das novidades confirmadas por Paulo Emilio para a É RIO PRETO são o cantor Gusttavo Lima e a dupla Zé Neto & Cristiano. A dupla Jorge & Mateus completa a lista (parcial). A cantora Marília Mendonça, que morreu tragicamente mês passado vítima de um acidente aéreo, também já estava anunciada. 

“Vai ser bom esse retorno, porque as pessoas estão carentes. Querendo eventos. Agora é trabalhar para trazer o que for melhor para o público”, diz o empresário. 


Ed Carlos também está otimista para 2022. “Na agenda já não cabem mais eventos. O mercado ficou reduzido aos poucos que conseguiram sobreviver, e nosso crescimento acredito que será estrondoso”, anima-se.

O setor ainda está se organizando, mas já há diversas atrações sendo confirmadas para o ano que vem, especialmente no primeiro semestre, como um pré-carnaval em 17 de fevereiro, uma espécie de ‘micareta’ com a banda Babado Novo; uma Costelada com o cantor Leonardo, dia 12 março; o ‘Juninão do Ed’, nos dias 17 e 18 de junho; o último show da turnê de despedida da banda Skank, dia 8 de julho; além do próprio Country Bulls, entre os dias 13 e 17 de julho.

Outras atrações ainda sem datas confirmadas, mas que devem causar frisson nos fãs são os shows especiais de 30 anos de carreira de Zezé di Camargo & Luciano, e os 50 anos da dupla Chitãozinho & Xororó.

Programe-se
Cesar Menotti & Fabiano – Dia 31/12, no Rèveillon de Olímpia.
Oba Festival - De 26/02 a 01/03/2022, em Votuporanga. Atrações: Gusttavo Lima, Dennis DJ, Barões da Pisadinha, Luisa Sonza, Israel & Rodolffo, Wesley Safadão e outros.
Rodeo Country Bulls – De 13 a 17/07/2022, no Recinto de Exposições. Atrações: Jorge & Mateus, Zé Neto & Cristiano, Gusttavo Lima e outros.

Fotos: Elton Rodrigues/Eloisa Mattos




Últimas Notícias sobre Cultura

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
  3. Comércio e serviços poderão abrir seis horas por dia de quarta a sábado apenas
  4. Prefeitura divulga regras para reabertura de restaurantes, salões de beleza e academias
  5. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
Ir ao Topo