Consumo




Ainda não comprou o presente do Dia dos Namorados? Vem conferir dicas para não ter erro nas compras


São José do Rio Preto, 08 de junho de 2021 - Com a proximidade da comemoração do Dia dos Namorados, celebrado no próximo sábado, 12, é preciso atenção na compra de presentes para não ter dores de cabeça posteriores. O alerta é do Procon de Rio Preto. 

A troca da mercadoria não é obrigatória ao comerciante em caso de compra presencial. “Por isso é importante que o consumir se informe, no momento da compra, sobre a política de troca da empresa e peça para o vendedor anotar essas informações no verso da nota ou do cupom fiscal”, afirma Jean Dornelas, gerente do Procon.

De acordo com o Procon, quando as regras de troca da empresa estão expostas em cartazes, vale fotografar as informações com o celular e guardar, a título de comprovação.  “A empresa que anuncia uma política específica passa a ter um compromisso a ser atendido”, explica.

Em relação às compras feitas pela internet ou por catálogo, a regra é de sete dias de prazo para trocas. “Quando a compra não é presencial, o prazo de troca é de sete dias e não há necessidade de apresentar um motivo para essa troca. O vendedor é obrigado a trocar, arcando com os custos”.

Restaurantes não são obrigados a fazer as reservas, sendo essa política definida pelo próprio estabelecimento, tendo em vista a alta procura pelo serviço nesta data. “Mas é importante destacar que, aqueles restaurantes que optarem por fazer a reserva não podem cobrar nenhum valor adicional para isso”, explica Dornelas.

É importante também o consumidor pesquisar as restrições sanitárias impostas pelo quadro de pandemia antes de ir até o restaurante. “As regras sanitárias continuam valendo e os estabelecimentos são obrigados a cumprir. Não adianta tentar debater ao argumentar com o gerente ou o dono. Eles ficarão sujeitos a multas se não cumprirem.”

Defeitos
Existem duas regras no caso de produtos que apresentem defeitos de fabricação. “Para bens não duráveis, o prazo é de 30 dias e 90 para os bens duráveis”, explica o diretor do Procon.




Últimas Notícias sobre Consumo

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  2. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
  3. Comércio e serviços poderão abrir seis horas por dia de quarta a sábado apenas
  4. Prefeitura divulga regras para reabertura de restaurantes, salões de beleza e academias
  5. Região do bairro São Francisco lidera o ranking de Rio Preto
Ir ao Topo