Economia




A visão de economistas e grandes empresários para o cenário econômico e político do Brasil este ano e as implicações em Rio Preto e região


Passadas as Eleições e a Copa do Mundo, a vida real volta a se impor, com várias dúvidas e questionamentos em relação ao cenário econômico e político esperados para este ano, depois de um 2022 bastante turbulento. Para projetar esse cenário, a É RIO PRETO ouviu a opinião de economistas, historiadores e de alguns dos principais empresários de Rio Preto e região, dos mais variados setores, a fim de entender o que vem por aí.

"Nos últimos 10 anos, o agronegócio sustentou o crescimento do PIB brasileiro, e a expectativa é de que o setor mantenha esse protagonismo em 2023. O agro brasileiro tem capacidade de competir com o resto do mundo, e parte dessa força, especialmente no setor sucroenergético, vem da região de São José do Rio Preto, onde se localizam as nossas unidades industriais. Esperamos um ano ainda desafiador, mas mais positivo e cheio de oportunidades."
Pierre Santoul, CEO da Tereos

"Para analisar o mercado imobiliário é preciso levar em consideração pontos importantes, como o crescimento demográfico natural, o comportamento social da população e o acesso ao crédito. No geral, seja no setor econômico ou médio/alto padrão, o mercado se manterá aquecido. No segmento econômico, mercado no qual há maior demanda habitacional, acreditamos que 2023 terá um cenário de juros e acesso a financiamento favorável. No caso do mercado de médio e alto padrão, a demanda e as questões financeiras também seguem a mesma linha. O diferencial será no índice de confiança na economia, que pode subir ou descer dependendo das políticas implantadas nas esferas tributárias, fiscais e trabalhistas."
Olavo Tarraf Filho, vice-presidente da TARRAF

"No franchising, São José do Rio Preto sempre se destaca, por ser o berço de grandes franquias, que movimentam a economia e geram empregos. Para 2023 a expectativa é que essa locomotiva continue a todo vapor, principalmente no segmento óptico, que se renova todos os anos com tendências de moda e tecnologia. Nossa meta é chegar a mil franquias em 2023, levando saúde ocular para todos."
Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos

"Certamente a área de saúde suplementar continuará muito aquecida em 2023. Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a qualidade de vida e em poder contar com serviços de qualidade em caso de necessidade. Por isso, o mercado de planos de saúde deve se manter em alta, assim como as outras áreas relacionadas ao setor, como a medicina preventiva, medicina diagnóstica, entre outras. Setores que vem crescendo muito, especialmente na nossa região."
José Luis Crivellin, presidente do Conselho de Administração da Unimed Rio Preto

"Para o segmento imobiliário, 2023 pode começar um pouco mais morno diante dos ajustes das políticas econômicas que devem ser promovidos pelo novo governo federal. Por outro lado, a demanda por moradias deve continuar elevada e, passando o período de ajustes, com a possível redução da taxa básica de juros ao longo do ano, o mercado deve aquecer novamente e manter-se em bons patamares de lançamentos e vendas. Se mantivermos estabilidade político-econômica, certamente teremos um ano interessante."
Bruno Malvezi, CEO do Grupo Impper

"Temos uma boa expectativa com relação ao mercado para 2023. Acreditamos que será mantido o crescimento de dois dígitos que temos vivido neste segundo semestre de 2022. O varejo deve continuar apresentando bons resultados e as áreas de alimentação e de serviços devem crescer com mais força ainda. Desta forma, vemos o Plaza Avenida Shopping muito bem posicionado para este cenário econômico de 2023."
Fernando Brandão, superintendente do Plaza Avenida Shopping

"Estamos com uma expectativa muito positiva para 2023, tendo em vista os resultados que tivemos no ano passado. As pessoas estão mais confiantes para investir, por exemplo, no segmento onde estamos inseridos, o turismo de multipropriedade. Não só pelo fim da pandemia, mas por estarem conhecendo melhor esse tipo de investimento. As taxas de ocupação atingiram níveis recordes em 2022, de mais de 92% dos leitos. Tudo isso nos mostra um cenário mais promissor. Deveremos investir mais de R$ 400 milhões em novos projetos."
Rafael Almeida, sócio-fundador da Natos, com atuação na rede hoteleira de Olímpia

"2023 tende a ser um ano difícil e de muitas incertezas para todo o país. Na verdade, para a economia mundial, uma vez que os resultados das medidas monetárias tomadas para controle da inflação, como por exemplo o aumento da taxa de juros, serão vistos no longo prazo. Apesar disso, importante mencionar o aumento da geração de emprego e o crescimento do PIB no terceiro trimestre de 2022, que não deve se segurar em 2023. Antes de falar da economia de Rio Preto, importante pensar na conjuntura em que a cidade está inserida. Apesar das expectativas negativas, Rio Preto vem apresentando bons resultados no crescimento do comércio, o que pode se converter em retorno para a cidade e gerar crescimento e desenvolvimento econômico."
Rodrigo de Paula, diretor executivo da Contemporâneo Capital

"No primeiro ano de um novo governo, as questões políticas e econômicas andam muito próximas. Neste, entretanto, há um desafio maior, em virtude da grande polarização das eleições mais disputadas de nossa democracia. Cabe a Lula e ao governo de coalizão construírem uma ponte de governabilidade sólida, que consiga dar confiança ao mercado por meio de algum arranjo na responsabilidade fiscal, que agrade ao empresariado, e garantir o combate às mazelas sociais, como a superação da fome, uma promessa de campanha."
Vladimir Miguel Rodrigues, pós-doutor em História e Literatura pela Unicamp

Fotos:
Divulgação/Arquivo pessoal




Últimas Notícias sobre Economia

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites

Categorias

As + Lidas

  1. Assaí Atacadista anuncia chegada a São José do Rio Preto
  2. Super Muffato Damha será um investimento de mais de R$ 45 milhões
  3. O sucesso da Madalê, gelateria que, desde a inauguração, registra filas de dobrar o quarteirão
  4. Laboratório HLab vai realizar testes particulares para a Covid-19
  5. Postos de combustíveis estão abastecendo apenas com declaração de atividade essencial ou de servidor público
Ir ao Topo